Notícias

Escolinha chega a Porto Velho

Larissa Vieira
Porto Velho

Há dois meses, uma família catarinense chegou a Rondônia devido a um convite de trabalho. Fernanda Silveira é a mãe do Eduardo, de 11 anos, do Rafael, de nove, e do Miguel, caçula de três anos. E todos, por influência do pai Maurício Silveira, são torcedores fanáticos do Avaí. Neste sábado, a família esteve em peso para prestigiar a chegada da escolinha do clube em Porto Velho.

– Quando estávamos em Florianópolis, morávamos longe do Avaí, por isso, os meninos treinavam em outra escolinha. Quando chegamos a Rondônia procuramos logo saber se tinha alguma escolinha na capital. Soubemos da inauguração, esperamos e já matriculamos os três – disse Fernanda.

Se depender do projeto, que prevê a implantação de uma escolinha de futebol em cada um dos 52 municípios de Rondônia, a torcida do clube catarinense pode aumentar no estado. A primeira inaugurada foi a de Ariquemes, em outubro de 2012. Depois veio Cacoal, Vilhena e agora, na capital Porto Velho. Todas atendem crianças de seis a 18 anos.

A inauguração do núcleo na capital, teve de tudo, com direito a desfile de uniformes e apresentação dos primeiros alunos que irão frequentar os gramados em busca do sonho de se tornar uma estrela do futebol. Segundo o professor do Avaí Porto Velho, Guido Quêtto, os pequenos atletas serão distribuídos em quatro categorias.

– As categorias serão a pré-mirim, a mirim, infantil e juvenil, com treinos três vezes por semana. A intenção é de que os nossos atletas participem de campeonatos, inclusive federados, para que no futuro seja formado um time profissional – explica Guido Quêtto.

Além dos campeonatos estaduais e municipais, os atletas passarão pela peneira do time, que será realizada em Rondônia semestralmente. Cada município terá uma seletiva.

João Nílson Zunino, presidente do Avaí, que visita o estado pela primeira vez, acredita que a sede, em Porto Velho, vai revelar muitos talentos.

– O Roberto (cônsul do Avaí em Rondônia) é um homem muito responsável, de princípios e tratou de mostrar Rondônia para o clube. Desde então, decidimos investir, com espírito empreendedor, em Porto Velho. Estou muito feliz pelo que estou vendo no decorrer das inaugurações. Tenho certeza de que Rondônia logo será um exemplo de organização no futebol – torce o presidente.

Foto: Larissa Vieira