Notícias

Atletas da base do Avaí recebem treinamento de combate a incêndio

Francisco José Battistotti, presidente do Avaí, agradeceu aos poderes envolvidos no treinamento – FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

Os atletas das categorias de base do Avaí participaram na tarde desta terça-feira (12/03), de um treinamento de combate a incêndio e evacuação de local sinistrado. O evento contou com a participação de Bombeiros Militares, brigadistas da empresa PrevenFire, – que presta serviços ao Clube -, e representantes da Defesa Civil de Florianópolis.

O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, esteve na abertura da palestra e agradeceu o empenho e dedicação de todos. “É muito importante para o Avaí a presença da empresa PrevenFire, dos Bombeiros Militares e da Defesa Civil. O Avaí está sempre atento com suas categorias de base. Este treinamento serve muito para nossos atletas, pois poderão levar para todos os lugares que estiverem, independente se no futuro forem jogadores ou profissionais de outras áreas”, destacou.

O treinamento foi realizado em grupos, sendo que cada categoria (Sub-15, Sub-17 e Sub-20) recebeu o mesmo treinamento, que teve início no auditório do estádio da Ressacada. Na oportunidade, o instrutor Charles Schnorr, da empresa PrevenFire, passou dicas e orientações aos atletas, explicando, inclusive, como seriam os treinamentos de evacuação de local sinistrado (no alojamento) e de combate a incêndio, no estacionamento da Ressacada.

Nos alojamentos, mais uma vez, os atletas receberam orientações quanto aos sinais sonoros dos equipamentos de identificação de fumaça (instalados nos alojamentos), assim como sobre de que forma devem proceder durante a evacuação em caso de um incêndio. “É importante que em caso de um sinistro (incêndio), todos vocês saibam que a visibilidade estará reduzida por causa da fumaça. É importante vocês verifiquem as sinalizações de saída de emergência e iniciem a evacuação com calma, sempre verificando se não ficou ninguém para trás”, disse o instrutor Charles, que destacou ainda: “Não voltem de maneira alguma para pegar o celular, tênis ou qualquer outro objeto. Saíram do local, não retornem, pois pode ser fatal”.

Na terceira e última etapa do treinamento, os garotos receberam orientações quanto ao combate a incêndio. Todos tiveram a oportunidade de fazer uso dos extintores. Na oportunidade aprenderam também que os extintores na Ressacada podem ser de três tipos: Pô químico, gás carbônico e água.

Ao final de todas as etapas do treinamento, os atletas receberam o tradicional batismo com um merecido banho de mangueira.

Também estiveram presentes durante o treinamento o Sr. Márcio Dutra, da PrevenFire, e os Sargentos Zenildo, Diego, Sales, Genésio e Vieira. Representando o Avaí participaram Luciano Correa, Gerente Administrativo do Avaí, Diogo Fernandes, Coordenador Geral da base, Coronel Neto, Coordenador Administrativo, Flávio Roberto, coordenador técnico, Angelita Costa, Assistente Social e Fernanda Schweitzer, psicóloga.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.