Notícias

Gabriel Bussinger comanda Avaí na Copa SC Sub-20 diante do Pedra Branca

Gabriel Bussinger (no quadro) levando jovens para Copa SC Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC

O Avaí estreia neste domingo (15) na Copa SC Sub-20 diante do Pedra Branca, no Estádio do Eldorado, na Palhoça, às 15 horas. A equipe está no Grupo A ao lado de Hercílio Luz e Próspera. O comandante da equipe será Gabriel Bussinger, que utilizará atletas recém promovidos da categoria Sub-17 e outros da categoria Sub-18.

A primeira rodada da competição determina os seguintes jogos: sábado (14/03) – Próspera x Hercílio Luz – 15h30min; Fraiburgo x Porto – 15 horas e Florianópolis x Águia do Litoral – 15 horas. O Avaí é o único integrante da Série A do Catarinense a participar da competição.

Oito clubes (profissionais e não profissionais, filiados a ligas não profissionais) vão marcar presença, divididos em dois grupos para a fase inicial:

Grupo A: Avaí, Hercílio Luz, Próspera, Pedra Branca; 

Grupo B: Florianópolis, Porto, Águia do Litoral, Fraiburgo.

Os jogos da primeira fase serão em turno e returno, encerrando em 16/05. Os dois melhores de cada chave garantem vaga para as semifinais, disputadas em ida e volta nos dias 23 e 30/05. Os respectivos líderes farão a segunda partida em casa. Nos dias 06 e 13/06 acontecem as finais, também em ida e volta. No mata-mata, em caso de empate em pontos e saldo de gols, o mandante do jogo de volta fica com a classificação.

Segundo o treinador Gabriel Bussinger, esta é mais uma importante competição dentro do planejamento das categorias de base do Avaí, pois marca o pontapé inicial do calendário das categorias de base do futebol catarinense. Segundo a FCF, o torneio foi incluído no quadro em 2016, quando ocorreu a sua única edição até o momento.

“Vamos utilizar os atletas recém promovidos do Sub-17, outros que estariam na categoria Sub-18. Atletas com um, dois e até três anos abaixo da categorias Sub-20, uma grande diferença em relação aos demais competidores. Importante neste primeiro semestre é dar ritmo aos atletas que ascenderam da categoria Sub-17 e ficariam um tempo inativos”, disse Gabriel.

O técnico avaiano destacou o projeto pioneiro do Avaí. “Temos um gargalo nas categorias de base do país. Atletas numa faixa de três anos e está jogando um por falta de uma competição que possa reunir esta faixa etária. O Avaí entrou nesta competição com este objetivo”, acrescentou.

Gabriel também falou sobre o adversário deste domingo. “O Pedra Branca tem um trabalho sólido na revelação de atletas, com um treinador experiente. Eles têm praticamente uma seleção regional sub-20. O jogo será no Eldorado, na Palhoça. Um bom atrativo neste domingo à tarde”, finalizou.

A equipe azurra está definida para este jogo: Iury; Luquinha, Bruno Demétrio, Lipe e Marco Antônio; Zé, Andrey e Dutra; Bruno, Igor e Rodriguinho. A arbitragem será de Lucas Tenfen, tendo como assistentes Amaury Passos de Araújo e Bruno Tietjen Dutra. O quarto árbitro será Otávio Felipe Silveira.