Notícias

Avaí sedia encontro de executivos de finanças do futebol da Série A

Executivos de Finanças dos 20 clubes da Série A reunidos na Ressacada  Foto: Maria Heloísa Vieira / Avaí FC   

O Avaí sediou nesta segunda-feira (30) o VI Encontro da Associação Brasileira de Executivos de Finanças do Futebol (ABEFF), no setor VIP do Estádio da Ressacada. O evento encerra nesta terça-feira (1), reunindo representantes de todos os clubes integrantes da elite do futebol brasileiro. Na pauta aborda discussões sobre orçamento, cotas de tv, negociação de atletas, fair play financeiro e o projeto clube-empresa que tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o presidente a Associação Brasileira de Executivo de Finanças do Futebol (ABEFF), Elias Barquete Albarello, do São Paulo, este encontro tem como principal objetivo compartilhar as melhores práticas entre os clubes. “Falamos de todos os clubes e não há distinção entre nós. Conversamos sobre sistemas de gestão, melhores formas de atuar na questão tributária e o fair play financeiro”, disse.

Aliás, este tema foi discutido quase o ano todo com dirigentes da CBF e deve ser implantado em novembro nos moldes do que tem na Europa. “Iniciaremos o ano que vem tendo como base uma atuação educativa, mas as penalidades efetivas para quem descumprir devem acontecer em três ou quatro anos”, acrescentou.

Além disso, o tema do momento é o projeto para criação do clube-empresa. “Conseguimos fazer com que a ABEFF estivesse presente junto ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e efetivamente, com o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ). “Nós tivemos a oportunidade de colocar e discutir a visão da ABEFF, baseado no que trabalhamos ao longo dos encontros anteriores sobre o modelo de fair play financeiro, que será base para isso”, completou.

A contadora do Avaí, Sandra Mara de Jesus, da comissão organizadora do evento, ressaltou a credibilidade e o respeito que o Leão da Ilha tem junto aos demais integrantes da elite do futebol ao sediar o encontro. “O clube está estruturado financeiramente e tem buscado sanear suas contas, bem como o pagamento em dia dos salários dos colaboradores das áreas administrativas e do futebol”, disse.

O presidente Francisco José Battistotti participou do encontro e almoçou com os participantes no Espaço Côza Másh Quirida. Deu as boas vindas e falou sobre sua gestão, voltada para o saneamento do clube, salários em dia e a organização. “Minha experiência pessoal como auditor dá a tranquilidade para buscar o que é certo em termos de finanças para o Avaí. Aqui buscamos compartilhar também as boas práticas. Tenho acompanhado bem de perto junto à CBF o que os clubes desejam para o futuro com o fair play financeiro e o surgimento do clube-empresa. Este é o caminho para o nosso futuro”, concluiu Battistotti.

Os participantes do encontro permaneceram na Ressacada para assistir à noite ao jogo do Avaí x Bahia, no novo espaço Côza Másh Quirida, degustando a culinária da ilha e voltam aos trabalhos e para o encerramento do encontro na terça-feira (1).

Presidente da ABEFF, Elias Barquete (C), em sua fala no evento              Foto: Maria Heloísa Vieira / Avaí FC

Presidente Battistotti falou das finanças do Avaí e deu boas vindas a todos          Foto: Divulgação / Avaí FC

Executivos de Finanças durante almoço no Côza Másh Quirida                          Foto: Divugalção / Avaí FC

Memorial do Avaí visitado durante o encontro                                                 Foto: Divulgação / Avaí FC