Notícias

COPA SC: Números na história de Avaí X Figueirense


N
a história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Figueirense se enfrentaram 445 vezes na história. O retrospecto aponta 146 vitórias do Leão da Ilha, 145 empates e 154 vitórias do Figueirense. O Avaí fez 597 gols e o Figueirense 555 gols.

Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Figueirense aconteceu no dia 13 de abril de 1924, em um jogo amistoso, no estádio do Aldo Luz, em Florianópolis. O Figueirense venceu por 4 a 3.

Último confronto – Foi no dia 17 de março de 2019, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em partida válida pelo returno do Campeonato Catarinense SICOOB 2019. Empate em 0 a 0. Este jogo marcou a despedida do ídolo Marquinhos dos gramados. O árbitro na ocasião foi Bráulio da Silva Machado, que foi auxiliado por Kléber Lúcio Gil e por Alex Dos Santos. O quarto árbitro foi Edson da SilvaRodrigo D`Alonso Ferreira.

Próximo jogo – Será no dia 14 de setembro de 2019, em partida válida pela 3ª rodada da Copa Santa Catarina. A bola vai rolar às 10 horas, no estádio da Ressacada. Estará no apito o árbitro Fernando Henrique de Medeiros Miranda, que será auxiliado por Bruno Muller e por Fabiano Coelho da Silva. O quarto árbitro será Kléber Rischter.

Maior goleada – Foi do Leão da Ilha no dia 22 de fevereiro de 1938. O Avaí fez 11 a 2 no seu maior rival.

Artilheiros – Os maiores artilheiros pelo Leão da Ilha foram: Saul (46 gols), Nizeta (29 gols) e Felipinho (24 gols).

Árbitro – Quem mais apitou clássico foi Dalmo Bozzano. Ele atuou em 41 jogos entre Avaí e Figueirense.