Fabrício Bento, trajetória de conquistas e revelações na Base Avaiana

Postado por: André Palma Ribeiro

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

A virada espetacular sobre o Água Santa por 2×1, que levou o Avaí às oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, apresentou de vez em nível nacional o grande trabalho que realiza o comandante Fabrício Bento, 44 anos, ex-zagueiro com atuação no próprio clube na temporada 2007 e 2008, onde conquistou o acesso à Série A. Foram 13 anos como atleta e outros sete como treinador.

Em seu estilo silencioso de trabalhar, mas firme no comando e inteligente nas ações de campo, Fabrício tem várias conquistas no currículo. É bicampeão Estadual na categoria Sub-20, e atual campeão da Copa Sul. Fabrício vem mostrando para todos uma equipe com estratégia de jogo bem definida, um conjunto ajustado, onde as individualidades aparecem em todos os compartimentos.

Neste jogo contra o Água Santa, conseguiu com inteligência uma virada que parecia impossível, pois a equipe não foi bem na primeira etapa, mas no segundo tempo foi um nó tático no adversário como atestaram os jornalistas que cobriram a partida. Mesmo inferiorizado no marcador, virou o jogo com dois gols de puro talento de Thiaguinho e Coutinho. Seus méritos foram reconhecidos por todos, mas para o torcedor azurra isso foi só uma confirmação de seu talento.

O coordenador geral de futebol do Avaí, Diogo Fernandes, que dirigiu a Base Avaiana por muitos anos, conhece muito bem o trabalho de Fabrício Bento da Cunha, este paulistano que já virou mané da Ilha. Ao falar do técnico do Avaí na Copinha, não esconde uma pontinha de emoção, pois foi o responsável pela vinda dele para o Avaí . “Ele passou por todas as categorias do clube, iniciando pelo infantil, passou pelo juvenil e chegou aos juniores. Ainda dirigiu o Sub-23 e foi auxiliar no profissional. Atuou em todas as faixas etárias. Consegue gerir bem o ambiente de trabalho, extraindo o máximo de seus atletas e dando a eles liberdade para executar seu jogo”.

Diogo destaca sua performance como treinador vencedor, a sua grande marca. Consegue organizar equipes bem competitivas. Um treinador que tem feito boas campanhas em nível nacional. “Atual campeão da Copa Sul e nos últimos três anos ganhou dois Estaduais. E se destacando pela revelação de atletas. A gente vê hoje Lourenço e  Jonathan na equipe profissional. Caio Paulista que já saiu. E agora fazendo este brilhante trabalho na Copa São Paulo. Esperamos que vá bem longe”. 

Fabrício lembra o início da carreira como técnico do Biguaçu Atlético Clube em 2011, logo depois de parar de jogar. Lá conquistou a terceira divisão do estadual. Logo depois saiu para ser auxiliar técnico do Operário de Ponta Grossa. “Foi aí que surgiu o convite de Diogo Fernandes para eu ser técnico do Sub-15 do Avaí em 2013. Foi quando eu comecei no Avaí”.

Trabalhar na base é tudo, o começo da aprendizagem. “É onde tudo começa. Estou muito feliz executando esse trabalho. O desafio de fazer estes meninos evoluírem. Trabalhar a cabeça, os fundamentos. Deixá-los encaminhados para serem aproveitados no profissional. Este é o objetivo. Sou muito grato ao Diogo pela oportunidade que me deu, ele abriu as portas para que eu pudesse estar aqui hoje, ajudando o Avaí”, finalizou.

FOTO: Alceu Atherino / AVAÍ F.C.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Raça da Base tem jogos pelo Catarinense e Sulbrasileiro BG Prime

As categorias de base do Leão voltaram a campo nesta quarta-feira (17), para a disputa fora de casa de suas

18/04/2024

Avaí e Volt lançam uniformes para temporada 2024 e inauguram nova loja

Nesta quarta-feira (17) foram lançados os uniformes do Avaí Futebol Clube para a temporada 2024. Esse é o primeiro enxoval

18/04/2024