Notícias

Media Training para atletas da base avaiana

Jornalista Carlos Alberto fala aos atletas da base avaiana no Media Training    Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC   

Atletas da base avaina participaram de um Media Training na tarde desta terça-feira (9) em palestra promovida pela equipe de Comunicação e de Marketing do Avaí. O encontro, que passará a ser rotina para as categorias, tem por objetivo transmitir aos jovens atletas a importância da cobertura esportiva, prepará-los para o contato com os jornalistas e entrevistas na cobertura de treinos e jogos.

Trata-se de um crescimento profissional, uma oportunidade aos atletas da base para entendimento da importância deste relacionamento, da cobertura dos veículos ao trabalho que o Avaí realiza e a melhor maneira de fazer este atendimento. A valorização da marca Avaí e o posicionamento de cada um deles frente à evolução das plataformas de cobertura, principalmente a digital.

Cabe destacar que há hoje um envolvimento grande das mídias nas competições esportivas, com diversidade de plataformas de cobertura, linguagens e uma grande exposição dos atletas que integram as categorias de base e em vias de integrar o grupo profissional. Assim, torna-se necessário um planejamento e treinamento de comunicação para esta nova realidade.

No treinamento desta terça-feira, o jornalista Carlos Alberto Ferreira, coordenador de Comunciação do clube, mais de 40 anos de jornalismo esportivo, com atuação em diferentes mídias, passou ao grupo de atletas, coordenadores e treinadores da categoria Sub-20, a necessidade de o grupo entender a importância da mídia e como usá-la de forma isonômica, com clareza e profissionalismo.

O gerente de Marketing do clube, Thiago Pravatto, abordou a valorização da marca. Fez uma exposição sobre os itens que precisam ser considerados, como a valorização dos espaços do clube. Abordou a questão do uniforme, não tirar a camisa em comemoração de gol, usar uniforme nas entrevistas e ter sempre uma boa apresentação.

Leandro Boeira, profissional media social do Avaí, fez uma explanação sobre as canais utilizados pelos jovens atletas. A maioria está nas redes sociais e usa com muita frequência. Abordou o cuidado de usar bem os canais, evitando exposição de intimidade e opiniões indesejadas. Apresentou exemplos não bem-sucedidos de atletas famosos e erros corriqueiros cometidos. Os cuidados que todos devem ter ao usar suas redes sociais.

Também participaram do treinamento os jornalistas Alceu Atherino Neves e André Palma Ribeiro, da equipe de Comunicação do Clube. Alceu abordou a cobertura que o clube faz hoje em suas categorias de base e a exposição que os atletas ganharam com as competições importantes. André abordou ainda os cuidados com a imagem dos atletas, posicionamento em entrevistas e relacionamento com jornalistas. Cada um falou de sua experiência pessoal e aplicada ao desenvolvimento do trabalho.

Na próxima terça-feira (16), participarão deste treinamento atletas das categorias Sub-15 e Sub-17. E o contato será rotineiro a partir de agora. As categorias de base hoje formam um patrimônio importante para o clube, que tem o certificado de Clube Formador. O Avaí dá uma grande importância para suas categorias de base, e o treinamento é um acréscimo ao conteúdo de cada um deles. O entendimento e percepção sobre o que cada um representa neste contexto.

Leandro Boeira falou sobre o bom uso das redes sociais                             Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC

Gerente de Marketing Thiago Pravatto destacou a importância da marca Avaí Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC

Atleta Max participou de uma “entrevista-treino” no auditório do clube        Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC