Notícias

Números na história de Avaí x Criciúma

Na história – De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Criciúma se enfrentaram 189 vezes na história. O retrospecto aponta 59 vitórias do Leão da Ilha, 48 empates e 82 vitórias da equipe do Sul Catarinense. O Avaí fez 212 gols e o Tigre 260 gols.

Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Criciúma aconteceu no dia 22 de agosto de 1959, em jogo amistoso realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Empate em 0 a 0. O árbitro foi Gilberto Nahas.

Último confronto – Foi no dia 1º de junho de 2018, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Em partida válida pelo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, vitória do Criciúma pelo placar de 1 a 0. O gol foi anotado por Zé Carlos, aos 30`2T. O árbitro na ocasião foi Rafael Traci-PR.

Artilheiro – Dão é o maior artilheiro do Avaí no confronto com oito gols, seguido por Adílson Heleno, com sete. Pelo Criciúma, o maior artilheiro é Jorge Veras que tem nove gols.

Importante – O Criciúma utiliza como data de fundação o dia 13 de maio de 1947, quando o Comerciário foi fundado. Em 2 de abril de 1978, o Comerciário passou a se chamar Criciúma. Assim, as estatísticas utilizadas estão agrupadas.