Notícias

Os números do Avaí na Copa do Brasil

De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Diamantaras, o Avaí já participou de 12 edições da Copa do Brasil.

A primeira participação foi em 1989, quando o Avaí enfrentou, nos dias 19 e 22 de julho, o Vitória-BA. Na partida de ida, vitória do Vitória por 2 a 0. Hugo e Jairo marcaram os gols. Já na partida de volta, o Avaí venceu por 1 a 0, com gol de Toninho Cajurú. Com os resultados agregados o Vitória seguiu na competição.

Foram até aqui 49 jogos, sendo 17 vitórias, 15 empates e 17 derrotas. O Avaí marcou 60 gols e sofreu 59. As equipes que o Avaí mais enfrentou na competição foram Atlético-MG, Coritiba e Figueirense, com quatro jogos.

A melhor campanha do Avaí na competição foi em 2011, quando chegou à semifinal. Naquele ano, o Avaí eliminou o Vilhena-RO, Ipatinga-MG, Botafogo-RJ e São Paulo. Na semifinal, a disputa foi com o Vasco da Gama-RJ. Na partida de ida, empate em 1 a 1. O gol do Avaí foi anotado por Julinho. Na partida de volta, o Vasco venceu por 2 a 0 e ficou com a vaga na final. Os gols foram marcados por Revson (contra) e por Diego Souza.

O principal artilheiro do Avaí na competição é Willian, com sete gols, seguido por Rafael Coelho, com cinco gols, Anderson Lopes, com quatro, e Marquinhos com três gols.

Marquinhos foi o jogador que mais jogou pelo Avaí. Foram 17 jogos em cinco participações (2011, 2013, 2014, 2015 e 2017).
O técnico que mais comandou o Avaí na Copa do Brasil foi Silas, com 10 jogos. Foram três vitórias, quatro empates e três derrotas. Com Silas o Avaí marcou 15 gols e sofreu 11.