Notícias

Painel em cerâmica da Batalha do Avahy na Ressacada

Battistotti recebe uma das 25 peças do painel das mãos do General Miranda    Foto: Divulgação / 14ª Brigada

O Avaí recebeu na manhã desta segunda-feira (2), das mãos do General de Exército Ricardo Miranda Aversa, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, entregue ao presidente Francisco José Battistotti, um painel em cerâmica retratando a Batalha do Avahy, episódio da Guerra do Paraguai ocorrida em 1864, uma cópia da pintura original feita a óleo pelo artista Pedro Américo de Figueiredo e Melo, em Florença, na Itália. A origem do nome Avaí é uma referência a esta Batalha do Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai, e que ficará em local de visibilidade para os torcedores e visitantes na Ressacada.

Ao fazer a entrega das peças em cerâmica que formam o painel, a ser instalado na Ressacada, o  General Miranda disse que a ideia foi homenagear o Avaí, cuja história mostra a orgiem do nome do clube nesta Batalha. “Em conversa com amigos e como o painel foi também montado aqui na Brigada, surgiu a ideia de ter a tela na Ressacada por conta desta ligação histórica. E é o que estamos aqui fazendo, com muita alegria”, disse o comandante do Exército em Santa Catarina.

“Nossos agradecimentos à empresa Gabriella Revestimentos Cerâmicos, de Criciúma, que atendeu nosso pedido de produzir mais um painel a ser entregue ao Avaí”, ressaltou o comandante Miranda. Natural do Rio de Janeiro, o comandante vai se aposentar nesta função no começo de janeiro e seguirá morando em Florianópolis, terra que aprendeu a gostar e onde está instalado com a família. “Recebemos um carinho especial da cidade e do Avaí, do presidente Battistotti e nossa família gosta de estar ao lado do clube. E quero estar na inauguração deste painel”,

O presidente Battistotti, acompanhado do vice-presidente Amaro Lúcio da Silva, do empresário Antônio Koerich, grande avaiano e parceiro do clube e outros diretores, agradeceu a homenagem do general Miranda. “Vamos avaliar um local especial na Ressacada para instalação deste painel, que retrata uma parte de nossa história. Estamos felizes e orgulhosos”, disse o presidente.

O Avaí passa por um momento difícil em campo, mas a história de 96 anos, mostra que o clube já superou outros momentos difíceis para chegar às conquistas. “E o momento nos mostra que vamos virar. O Avaí está forte e vai conseguir”, finalizou o presidente. Em seguida, participou de almoço com todos os presentes, nas instalações da 14ª Brigada, na Rua Bocaiúva, centro de cidade.

A Batalha do Avahy

É uma pintura a óleo realizada pelo artista Pedro Américo de Figueiredo e Melo, em Florença, na Itália, onde a obra foi pintada entre os anos de 1874 e 1877, quando o artista tinha apenas 34 anos. O quadro retrata a Guerra do Paraguai, travada entre brasileiros, argentinos e uruguaios, os quais lutavam lado a lado contra o exército paraguaio. Pedro Américo buscou trazer para a tela o drama vivenciado pelos brasileiros que perderam familiares e amigos ou que lutaram na Guerra. Finalizado na Itália, o quadro foi trazido para o Rio de Janeiro, em junho de 1877.

Painel da Batalha do Avahy será do tamanho deste na sala do General Miranda Foto: Divulgação / 14ª Brigada