Notícias

A importância da observação técnica de atletas para o Leão

Foto: Cael Sobral / Avaí F.C.

Dentro de um clube de futebol, a observação de atletas é importante para o futuro do esporte e da manutenção de uma categoria de base forte. Na equipe profissional do Avaí, são oriundos do projeto de base, Arthur Chaves, Modesto e Felipe Silva. O observador técnico Gilberto Júnior, cita a importância da avaliação de atletas. “O processo de observação é fundamental. É a porta de entrada e o início de todo um trabalho para a construção de ativos para o clube. Para gerar uma futura venda ou para revelar um atleta ao profissional”.

Outro papel importante da observação técnica é a comparação de elencos e elevação do nível da base. “Quando estamos em competição, assistimos todos os jogos. Enquanto nossa equipe joga, se outro jogo estiver ocorrendo no mesmo horário, nós estamos observando. É importante ver o desempenho de cada atleta, para caso tenhamos observado um novo talento, possamos trazer para o Avaí”, explica o profissional.

No decorrer do mês de janeiro, o Leão disputou a Copa Votorantim Sub-15 2022. Durante o período que o clube esteve na competição, Júnior aproveitou para realizar avaliações e trazer possíveis novos talentos para o Leão. “Entre as competições de alto nível, a Votorantim é uma delas, para sabermos o nível que nossa equipe está. Em termos de captação da Votorantim, adquirimos duas contratações. Atletas que outros clubes queriam, e que nós conseguimos trazer para o Avaí”, relata o profissional.

Hoje os principais clubes do Brasil, tem observadores espalhados pelas regiões do país. “Quanto mais pessoas olhando atletas, principalmente nas categorias mais jovens, é importante para identificar eventuais potenciais para inserir na base”. Entre os projetos de base do Leão está o Avaí Mirins, projeto de iniciação criado em 2012, que engloba as categorias Sub-9, Sub-10, Sub-11, Sub-12 e Sub-13. O Avaí também conta com as categorias Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. “A base do Leão atingiu nos últimos anos, um nível elevadíssimo dentro do país, nossa responsabilidade é de fazer sempre mais e melhor”, conclui Gilberto Júnior.

Gilberto Júnior é o observador técnico das categorias de base – Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.