Notícias

Alexandre Tavares, técnico da base, lança livro gratuito para downloads

Em meio à Pandemia da Covid-19 (Coronavírus), – que culminou com a paralisação do futebol mundial -, o treinador Alexandre Tavares, – das categorias de base do Avaí Futebol Clube -, antecipou um de seus projetos pessoais, escreveu e lançou um livro sobre o início de uma carreira na área técnica do futebol.

Com 30 anos de serviços prestados na Força Aérea Brasileira, aposentou-se e iniciou a carreira no futebol, sua outra paixão, para a qual já vinha se qualificando. “A minha história anterior ao Avaí é que fui oficial de carreira da Força Aérea Brasileira, onde fiquei por 30 anos e atuava como piloto de aeronaves. Entrei na escola de formação aos 15 anos de idade e fui pra reserva em 2014, quando atingi o último posto da carreira. O início da transição da formação militar para o futebol ocorreu faltando sete anos para eu me aposentar. Em 2008 surgiu a ideia do futebol, que sempre foi uma coisa pela qual eu fui muito apaixonado. Sempre foi um sonho”, disse Alexandre Tavares.

Faltando cerca de 10 anos para chegar a ida para a reserva, Alexandre analisou algumas outras carreiras antes de definitivamente decidir pelo futebol.

“Em 2008 criei um time amador em Manaus, onde fiquei por dois anos. Comandava treinos a noite e realizávamos os jogos nos finais de semana. Isso foi o que me deu a certeza de que o futebol era o que eu queria fazer a partir de então”, destacou.

Decidido por seguir carreira de técnico no futebol, buscou a qualificação. Em 2009 entrou na Faculdade de Educação Física, onde formou-se, e fez diversos cursos específicos sobre futebol. Passou por algumas equipes, chegando a integrar a comissão técnica do Gama-DF, na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015.

“Terminada essa competição, vim para Florianópolis com minha família. Minha esposa veio transferida para trabalhar aqui. Comecei então a buscar um Clube de Futebol. Foi quando surgiu a oportunidade de estagiar no Avaí. Passei um ano estagiando e fui contratado em março de 2016 para ser o treinador do Avaí Sub-14″, lembra Tavares.

Intitulado de “PROFISSÃO TREINADOR DE FUTEBOL – Do Sonho ao Futebol de Base”, o livro tem por objetivo compartilhar experiências.

“Os livros já publicados são de profissionais que já chegaram ao topo da carreira. Já estão em um patamar muito alto. Você encontra livros do Tite, do Guardiola, do Mourinho. Dos grandes profissionais e sobre o que eles já conquistaram. E eu tinha essa vontade de escrever alguma coisa para quem quer começar. O que esperar pela frente. Qual o caminho à adotar, entre outros temas. Então esse foi o foco do meu livro”, disse Alexandre Tavares.

“Este meu livro era um projeto pessoal de reunir as informações de que senti falta e de disponibilizá-las para quem as desejasse. Pretendia elaborá-lo quando tivesse realizado grandes feitos no futebol que pudessem inspirar os leitores. Porém, quando me deparei com esse momento histórico de isolamento social e parada completa das atividades desportivas, decidi antecipar o projeto com as experiências disponíveis até o presente momento”, disse o autor Alexandre Tavares.

A publicação não tem fins lucrativos e demandou um enorme esforço para suprir o desconhecimento sobre o processo de criação de um livro. “Foi inteiramente criado e editado por mim, entre os meses de abril e maio de 2020, em Florianópolis”, disse Tavares.

CONFIRA ABAIXO A SINOPSE DA PUBLICAÇÃO:
Existem inúmeras maneiras de se tornar um “Treinador de Futebol”. Cada trajetória é única, mas há muita coisa em comum nessas jornadas. Muitas vezes essa opção acontece após uma carreira no Futebol, outras vezes como primeira experiência profissional. Mas também pode se iniciar mais tardiamente, após a concretização de uma outra carreira, como foi o meu caso. As histórias dessa caminhada, os planos, a busca por conhecimento, as descobertas, os desafios, as soluções encontradas, as dificuldades e as conquistas. Essas lições que animam muitas rodas de conversa daqueles que, como todo brasileiro, nasceram treinadores e que, por algum motivo, decidem ir viver esse sonho à beira dos gramados.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Tamanho: 14x21cm
Capa: em Triplex 250g/m² com laminação fosca.
Miolo:  em offset 75g/m² com 1×1 cor e 162 páginas.

ONDE ENCONTRAR
A publicação está disponível em duas versões: eBook.pdf com download gratuito e versão impressa (R$ 25,00). Para ter acesso, basta clicar no link abaixo.

https://aletavfut.wixsite.com/alexandretavares