Notícias

Avaí anuncia parceria internacional com o Odisha Football Club

O Avaí FC anuncia parceria internacional com o Odisha Football Club, equipe da Super League Indiana. O objetivo dos dois clubes é estreitar relações estratégicas e comerciais para ganhos mútuos em suas atividades. A parceria construída pela gestão do presidente Francisco José Battistotti e do vice-presidente Amaro Lúcio da Silva, engloba troca de informações técnicas, trabalhos conjuntos entre as categorias de base, treinamentos, troca de informações, experiências e intercâmbio de atletas.

A parceria prevista para três anos vai colocar os profissionais da comissão técnica do Avaí e das categorias de base à disposição para o desenvolvimento do futebol com o Odisha Football Club, equipe sediada na cidade de Bhubaneswar. O Avaí tem solidez nas categorias de base, clube formador reconhecido pela CBF e histórico na revelação de talentos para a equipe principal e também para o futebol internacional.

O técnico avaiano Claudinei Oliveira vai contribuir com informações e ideias de trabalho junto ao futebol profissional. Claudinei conversou com o coordenador técnico Joaquín “Kino” García Sánchez e o atual técnico do Odisha, o espanhol Francisco “Kiko” Ramírez González, sobre o desenvolvimento de ações conjuntas. “Estamos esperançosos que seja uma parceria boa para os dois clubes. Esse intercâmbio com atletas jovens será importante. Além dos clubes expandirem seus horizontes”, disse.

Outro aspecto a destacar é o fato de que Avaí FC e Odisha FC apoiarão um ao outro na formação da base, com jovens talentos para revelação ao futebol profissional. A expectativa é também para o desenvolvimento conjunto do futebol feminino, uma vez que o Avaí Kindermann disputa a Primeira Divisão do futebol brasileiro feminino e a Copa Libertadores da América Feminina e tem trabalho sólido na categoria.

Os dois clubes vão compartilhar ideias nas áreas de comunicação e marketing, com atenção total para visibilidade nas redes sociais. Oportunidades de crescimento na área de negócios e prospecção nas áreas comerciais comuns. As negociações iniciaram há alguns meses com a participação também do gerente administrativo Luciano Correa, com os primeiros entendimentos e concluídas pela gerência de planejamento com Ivan Ecco.

O Avaí está a dois anos de completar seu Centenário, clube mais vezes campeão do Estado de Santa Catarina, com 18 títulos e está a um passo de se tornar o único representante na Primeira Divisão do Futebol Brasileiro.

O executivo de futebol do Avaí FC, Felipe Ximenes, com a experiência de ter atuado em grandes clubes do futebol brasileiro, disse que a parceria é um marco na relação dos dois clubes. “O futebol está cada vez mais globalizado e exige em todos os momentos um modelo de gestão atualizado. O crescimento na área de gestão é fundamental para ganhos com este intercâmbio sólido e sustentável”, disse.

O presidente Francisco José Battistotti destacou a importância da parceria, por elevar o Avaí FC a um patamar de intercâmbio internacional, num Continente onde o futebol busca seu desenvolvimento. “Há oportunidades globais em jogo para este trabalho de troca, de construção de novas ideias e avanços em todas as áreas do futebol. Esperamos aprender com novas visões e também emprestar um pouco de nosso conhecimento com a gestão do futebol”, disse.

O presidente do Odisha FC, Raj Athwal, disse: “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de anunciar nossa parceria com o Avaí Futebol Clube – um clube com grande tradição e história. Nossa primeira parceria no continente Sul-Americano traz muitas oportunidades para os dois clubes aprenderem um com o outro e também fortalecer o vínculo entre os dois países. O Avaí FC pode nos apoiar no desenvolvimento dos jovens jogadores, na academia de Odisha, mas também nos permitir oferecer o que há de melhor em estratégias de negócios e comerciais sobre as quais vamos conceber, desenhar e implementar para o benefício dos clubes e seus respectivos estados”.

O comissário e secretário do Departamento de Esportes e Serviços Juvenis do Governo de Odisha, Sr. R Vineel Krishna IAS, expressou: “O Brasil é uma potência no futebol. Estamos muito animados com a parceria entre Odisha FC e Avai FC. Tenho certeza de que, nos próximos anos, esta parceria ajudará os jogadores de futebol de Odisha a aprimorarem suas habilidades. Odisha dará todo o suporte para que a parceria seja bem-sucedida ”.

Em nome do DV7 Group, sócio-gerente da OFC de Operações Globais de Futebol, seu presidente, David Villa e CEO Víctor Oñate, afirmou: “O Brasil é o país número um no mundo exportando jogadores de futebol para o mercado global. Odisha FC, o convênio com o Avaí Futebol Clube, gera grande acesso a essa fonte ilimitada de talentos, principalmente com a trajetória do Avaí no desenvolvimento de jovens jogadores, além de ser uma oportunidade para os técnicos dos dois clubes trocarem conhecimentos sobre futebol e aplicá-los às equipes.”

O Odisha Football Club é uma equipe do futebol profissional indiano com sede Bhubaneswar, integrante da Super League Indiana. Antes da temporada inaugural da Super League Indiana, o clube foi fundado como Delhi Dynamos Football Club em 2014.

Apelidado de “Os Guerreiros Kalinga” ou “Juggernauts”, o clube rebatizou sua identidade para Odisha Football Club, à medida que se mudou para a atual base, o Estádio Kalinga, em Bhubaneswar, Odisha. Raj Athwal, ex-chefe comercial do Rangers, Watford e Coventry City, atualmente serve como presidente do clube. David Villa, ex-espanhol internacional e fundador da agência de consultoria premium DV7 Management é o consultor técnico e chefe das operações globais de futebol. ‘Kiko’ Ramírez atualmente é o treinador principal. Ele foi nomeado treinador principal antes da temporada da Super League Indiana de 2021/22.

Marco Correia de Oliveira, co-fundador e Diretor Jurídico da Footballworker e  Amit Ummat, Chefe Executivo da Complete Sports Solutions Índia desempenharam papéis fundamentais na histórica parceria entre os dois clubes.

Oportunidades de crescimento em negócios e perspectivas comerciais serão importante motor de desenvolvimento. Os dois países têm associações comerciais e paralelos de longa data. Essa relação é um fator chave que ambos os clubes desejam buscar por meio de suas relações comerciais existentes em cada país e respectivos Estados. Um plano estratégico de longo prazo será construído para usar o poder do futebol na conexão de empresas e instituições em ambos os continentes para a melhoria das associações comerciais e educacionais.

Técnico ‘Kiko’ Ramírez conversou com Claudinei Oliveira sobre a parceria         Foto: Divulgação / Odicha FC

Claudinei Oliveira diz que intercâmbio com atletas jovens será importante    Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC