Notícias

Avaí estreia contra a Ponte nesta quinta no Brasileiro de Aspirantes

Técnico Fabrício Bento comanda equipe no Brasileiro de Aspirantes      Foto: Alceu Atherino Neves / Avaí FC

O Avaí estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes na tarde desta quinta-feira (23), às 15 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, diante da Ponte Preta. Esta competição é a oportunidade de revelar valores e colocar em atividades atletas que precisam ganhar ritmo de jogo para eventual aproveitamento pelo técnico Geninho na equipe principal, no Brasileiro da Série A.

O técnico Fabrício Bento, que é também da equipe Sub-20, vê nesta competição a oportunidade de consolidar atletas que hoje estão em sua categoria e também dar ritmo aos liberados pelo técnico Geninho, para ganharem minutagem em suas participações em competições nacionais. “Fizemos bons treinos esta semana, recebemos oito atletas que estavam no profissional para compor e ajudar, juntantando com os meninos do Sub-20. Todos contentes e felizes por poder jogar e defender o Avaí”, destacou.

O adversário desta quinta-feira está bem preparado, testado em competições em São Paulo. “Eles estão trabalhando desde dezembro e bem entrosados. Procuramos deixar nossos atletas bem à vontade, buscarem este entrosamento ao longo da competição e conquistar bons resultados”, acrescentou.

Para este jogo em São Paulo, o técnico Fabrício Bento, convocou 17 atletas. Dos atletas que estavam com Geninho no grupo principal do Avaí, viajaram Wesley, Nunno, Léo Lopes, Gustavo, Dudu, Marcinho, Tucão e Falcão. Destes, exceção ao atacante Tucão, de 17 anos, todos já atuaram pela equipe principal. Viajaram ainda do Sub-20 os atletas João Vitor, Renato, Ramon, Julian, Jonathan, Kau, Gabriel e Felipe.

A comissão técnica é formada pelo técnico Fabrício Bento, auxiliar técnico Alexandre Tavares, massagista Rodheber Lopes, roupeiro Fabiano Rateke, preparador de goleiros Alex Ramos, preparador físico Everton Luan, supervisor Alex Pereira, coordenador técnico Flávio Roberto Severo Albano e coordenador geral da base Diogo Fernandes.

No grupo A, onde está o Avaí, tem ainda Bahia, Corinthians, Coritiba, Goiás, Grêmio, Paraná e Santa Cruz. No Grupo B estão Atlético-PR, Ceará, Figueirense, Internacional-RS, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória-BA.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes (Sub-23) será disputado em quatro fases: na primeira fase os 16 clubes formarão dois grupos de oito cada, A e B, que se enfrentarão em turno único. Classificam-se quatro clubes por grupo; na segunda fase os quatro classificados de cada grupo formarão um novo grupo, se enfrentando em turno e returno dentro do próprio grupo, onde os dois melhores de cada grupo se classificam; na terceira fase os clubes se enfrentarão em sistema eliminatório (mata-mata), classificando o vencedor de cada grupo para a quarta fase, que é a decisão, que se enfrentarão em sistema de ida e volta para se conhecer o campeão.

Segundo o coordenador geral da base avaiana, Diogo Fernandes, o Brasileiro de Aspirantes é importante para o Avaí colocar em atividade atletas que não estão em aproveitamento pelo técnico Geninho, dar minutagem de competição a todos os liberados para os aspirantes e também aproveitar aqueles atletas que estão no Sub-20.

“Precisamos dar rodagem para os atletas mais jovens, formados no clube, onde nem sempre todos têm aproveitamento imediato. Vamos jogar com a base do Sub-20 e outros atletas jovens que não estão em aproveitamento no profissional”, ressaltou.

Diogo Fernandes destacou o exemplo de Caio, que ganhou oportunidade no Sub-23 ano passado e mais recentemente defendeu o Sub-23 em amistoso contra o Internacional. Foi a oportunidade para se destacar a ponto de ser convocado novamente por Geninho e ter grande desempenho diante do Vasco. “Objetivo é fazer estes atletas evoluirem, dar seguimento à formação e retorno para a equipe principal”, completou.

A arbitragem deste jogo diante da Ponte Preta, em Campinas, na estreia do Brasileirão de Aspirantes, será toda paulista, árbitro Márcio Henrique de Gois, com Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa como assistentes. O quarto árbitro será Ilbert Estevam da Silva e o analista de campo será José Henrique de Carvalho

O torcedor avaiano poderá conferir este jogo pela internet, com o link: https://mycujoo.tv/video/cbf?id=45797

Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019: os detentores de direito de transmissão são, em exclusividade, o MyCujoo (web) e a TV Bandeirantes (TV Aberta). Sendo assim, 100% das partidas serão transmitidas pela plataforma MyCujoo
(mycujoo.tv/cbf) e, eventualmente, uma partida por rodada em TV Aberta pela BAND. Não é permitida a transmissão por parte dos clubes em outras plataformas que não as citadas.

Falcão, já no profissional, será um dos destaques    Foto: André Palma Ribeiro / Avaí FC