Notícias

Avaí na Série B 2021 e os últimos acessos à Série A

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí F.C.

Neste domingo (28/11), o Avaí encerra a sua participação no Campeonato Brasileiro Série B 2021, diante do Sampaio Corrêa-MA, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva (Ressacada). A bola vai rolar às 16 horas, em compromisso válido pela 38a rodada da competição. Uma vitória do Leão da Ilha, recoloca o Avaí na Série A, onde é o nosso lugar!

Estará no apito o árbitro Marcelo de Lima Henrique (MTR RJ), auxiliado por Eduardo Goncalves da Cruz (MTR MS) e por Márcia Bezerra Lopes Caetano (MTR RO). Quarto árbitro Evandro Tiago Bender (CD SC). Analista de campo Vayran da Silva Rosa (CBF SC). Árbitro de vídeo Rodrigo Carvalhaes de Miranda (AB RJ). AVAR Silbert Faria Sisquim (AB RJ). Observador de VAR Marcio Eustaquio Sousa Santiago (CBF MG).

A disputa tem aspectos de uma final, tendo em vista que o apoio do 12ª jogador (Nação Avaiana), – do início ao fim do jogo -, vai ajudar os atletas a vencerem a partida, confirmando assim o nosso acesso à Série A 2022.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Leão da Ilha chega com 63.1% de chances de acesso e dependendo apenas de si para chegar ao principal objetivo da temporada.

NÚMEROS DO AVAÍ NA SÉRIE B 2021
Faltando apenas uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro Série B 2021, o Avaí tem até aqui 61 pontos somados em 37 partidas disputadas. Foram 17 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. A equipe marcou 42 gols e sofreu 34, tendo um saldo de oito gols. Jogando na Ressacada, a equipe comandada pelo técnico Claudinei Oliveira teve nove vitórias, seis empates e três derrotas. Foram disputados 18 jogos até aqui.

ARTILHEIROS E LIDER DE ASSISTENCIAS
Copete e Getúlio são os artilheiros da equipe. Ambos estão com 7 gols. Com os 7 gols com a camisa avaiana, o colombiano Copete se tornou o atleta estrangeiro com o maior número de gols pelo Avaí. Copete também é o líder de assistências na equipe, com 9 ao total.

LÍDER DE DESARMES
É o volante Bruno Silva, que atuou em 28 partidas desta Série B. O atleta chegou a 73 desarmes. Com este desempenho, Bruno Silva é o terceiro jogador com maior número de desarmes na competição, com uma média de 91.25% de desarmes corretos.

QUEM MAIS ATUOU
O atleta que mais vezes atuou na Série B 2021 pelo Avaí é o goleiro Glédson. O camisa 83 atuou nas 37 rodadas da Série B. Ao entrar em campo neste domingo, Glédson estará alcançando uma marca pessoal. 500 jogos na carreira.

MAIOR SEQUÊNCIA INVICTA
A maior sequência invicta do Avaí na Série B 2021 aconteceu ainda no primeiro turno da competição. O Leão chegou a ficar 11 partidas sem derrotas, invencibilidade iniciada na 7a rodada e que perdurou até a 17a rodada.

MAIOR PÚBLICO NA RESSACADA
O Campeonato Brasileiro Série B 2021 teve início sem público nos estádios, em função da Pancemia da Covid-19. Com o retorno gradual dos torcedores aos estádios, o maior público na Ressacada ocorreu na partida entre Avaí e CSA, pela 35a rodada, no dia 8 de novembro. Foram 5.662 espectadores. A partida terminou em 1 a 1, com gol do atacante Getúlio.

RETROSPÉCTO COMO MANDANTE
O Leão da Ilha disputou 18 jogos. Foram até aqui nove vitórias, seis empates e três derrotas.

RETROSPECTO DIANTE DO SAMPAIO CORRÊA
De acordo com o pesquisador e presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Sampaio Corrêa se enfrentaram doze vezes na história. O retrospecto aponta oito vitórias do Leão, duas vitórias do time maranhense e dois empates. O Avaí fez 21 gols e sofreu 13.

ÚLTIMOS ACESSOS DO AVAÍ (2008, 2014, 2016 e 2018)
2008: Há 13 anos, o Leão da Ilha conquistou seu primeiro acesso à Série A. A confirmação ocorreu com três partidas de antecedência, após uma vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense, com 13 mil torcedores no Estádio da Ressacada. O Avaí conquistou o acesso na 3a posição daquela Série B, com 67 pontos, após 18 vitórias, em 38 jogos.

2014: Na conquista do acesso de 2014, o Leão buscou o acesso na última rodada. O resultado veio após uma combinação de resultados. O Avaí venceu o Vasco pelo placar de 1 a 0, enquanto Boa Esporte e Atlético-GO tropeçaram. Com o resultado, ao final da competição, o Avaí terminou na 4a posição, com 62 pontos. Foram 18 vitórias, em 38 jogos.

2016: Em meio às adversidades, em 2016, o Avaí conseguiu sua melhor colocação, após 38 rodadas de Série B. O Leão da Ilha sagrou-se vice-campeão da Série B de 2016. Na 19ª rodada, por exemplo, o Avaí ocupava a 15ª posição na tabela, com 20 pontos ganhos, três pontos à frente do Z-4. No segundo turno foram 19 jogos, 13 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, e o tão sonhado acesso ao fim da temporada.

2018: O Avaí conquistou o acesso ao terminar a competição na 3a posição, com 61 pontos. Foram 17 vitórias, em 38 rodadas. Na última partida, com Marquinhos, Betão e companhia em campo, o Avaí empatou sem gols com a Ponte Preta, no Estádio da Ressacada e a Nação Avaiana comemorou pela cidade!

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí F.C.

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí F.C.