Notícias

Avaí testou atletas e funcionários para a COVID-19

Coleta para análise no meia Adryan feita pela equipe do Santa Luzia                Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

O Avaí realizou na tarde desta segunda-feira (11) testes para detectar a COVID-19 em todos os atletas do grupo profissional, comissão técnica, departamento de futebol e os envolvidos com área médica. Cerca de 50 amostras respiratórias foram coletadas para teste de RT-PCR e de soro para análise sorológica por quimioluminescência.O trabalho foi executado por equipe do Laboratório Santa Luzia, que integra a DASA, no Estádio da Ressacada, área do Departamento Médico do clube e o resultado será conhecido em 72 horas.

Além disso, em parceria com a BioMarchesine, o clube extendeu a testagem a todos os demais colaboradores por meio de testes rápidos realizados pelo departamento médico do Avaí, cujo resultado é conhecido no mesmo dia, num lote total de 120 amostras.

Segundo o médico Luís Fernando Funchal, a testagem dos integrantes do futebol e demais colaboradores faz parte de um importante investimento do clube, autorizado pela Direção do Avaí, como parte do Protocolo elaborado para a retomada das atividades do futebol, enquanto aguarda a liberação para volta aos treinos físicos.

Os atletas e funcionários começaram a ser testados às 14 horas, nas instalações do clube e em grupos ao longo da tarde. O resultado final será divulgado pelo clube após todos os resultados dos testes chegarem e forem analisados pela equipe médica.

O médico Luís Fernando Funchal ressaltou a importância do consentimento da Diretoria para realizar os testes: “O presidente Battistotti entendeu e sensibilizou-se, acatando que esta seria a forma mais segura de termos nossa equipe adequadamente avaliada, mesmo sendo necessário investir um valor financeiro importante na testagem de todos os atletas. Determinando realizar os testes completos e amplos para todos do futebol. Utilizamos a modelagem feita junto ao DASA, o maior laboratório da América Latina, do qual o Santa Luzia faz parte”, disse.

O Avaí realizou uma coletiva de imprensa no canal oficial do Avaí no YouTube, com a presença do presidente em exercício Amaro Lúcio da Silva e o Diretor do Departamento Médico do Clube Luís Fernando Funchal, para detalhar a testagem. Funchal ressaltou a importância da parceria com o grupo Santa Luzia.

Funchal também citou os cuidados tomados pelo clube desde o início da Pandemia mundial: “Nós fomos um dos primeiros clubes no país a realizar o afastamento dos atletas, assim como funcionários do grupo de risco e logo em seguida, a deliberação de home office”, disse.

Sobre a decisão da volta das competições o presidente em exercício Amaro Lúcio da Silva foi enfático: “O Avaí Futebol Clube vai respeitar o que determinar, tanto o governo do Estado quanto a Prefeitura”, falou. Presidente Amaro também falou sobre o desejo do clube no Campeonato Catarinense: “A intenção do clube é que o campeonato acabe dentro de campo”, disse.

Sem liberação para treinar no clube, os atletas seguem com trabalhos online monitorados pela comissão técnica. Nesta segunda-feira (11), com os testes pela tarde, os atletas realizaram as atividades no período da manhã. Os treinos seguem nesta terça-feira (12), com cada atleta na própria residência até haver sinalização positiva para o retorno das atividades no clube.

Rodrigo Santana participa da coleta de material para realização do teste  Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

Equipe do Departamento Médico do clube responsável pela testagem dos colaboradores | Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC