Notícias

Base avaiana encerra Seminário na Ressacada

O Seminário das categorias de base do Avaí terminou na manhã deste sábado (4), no auditório da Ressacada, com a fala do presidente Francisco José Battistotti. Foram quatro dias de palestras e debates. A partir de segunda-feira, todos estarão em campo preparando as várias categorias para as competições de 2017. Segundo o presidente,  “o Avaí tem um legado nas categorias de base, faz um trabalho muito bom e conta hoje com 12 jogadores formados no clube integrando o elenco principal”.

Na manhã deste sábado, todos os integrantes das categorias de base participaram de uma clínica prática e em seguida assistiram a uma palestra do jornalista Rodrigo Faraco, comentarista e colunista do grupo RBS, convidado da direção da base avaiana. Na sexta-feira, o comentarista Rui Guimarães, da Rádio Guarujá, já tinha ministrado sua palestra a este grupo de trabalho. No papo deste sábado, Rodrigo abordou as relações entre imprensa e os profissionais do futebol, as percepções de quem tá dentro e quem tá fora, cuja linguagem e entendimento é bastante diferente. “É preciso diferenciar as linguagens e a forma de ver o trabalho no futebol. Nós traduzimos em linguagem simples para o torcedor entender. Às vezes gera conflito”, observou.

O presidente Battistotti também ficou entusiasmado com o encontro e até encampou a ideia de, no próximo evento, abrir para participações de interessados de fora do grupo. “É um momento único de trocarmos ideias e experiências”, destacou. Battistotti também abordou a necessidade de o Avaí seguir na dianteira deste trabalho, ser o melhor sempre para abastecer o profissional como o faz hoje com 12 jogadores. “Se todos vão vingar eu não sei, mas a missão de colocá-los à disposição do profissional é esta”. Outro aspecto na fala do presidente Francisco José Battistotti foi destacar que o Avaí é um time feliz. “Um time feliz traz resultado. Você entra aqui e tá todo mundo alegre. Isso rende frutos positivos, seja na base ou no profissional”, finalizou.

Na avaliação do professor Diogo Fernandes, coordenador geral da base do Avaí, o Seminário foi importante pela diversidade dos assuntos abordados. “Destacamos sempre a presença do presidente em quase todos os dias, da participação do diretor de futebol Joceli dos Santos, mostrando que o profissional tem interesse que a base sempre se aprimore, além das palestras que tivemos com o técnico Claudinei Oliveira e do zagueiro Betão”. “Estamos num bom caminho, revelando talento e com apoio da diretoria, a tendência que nossa entrega seja ainda melhor”, completou. A coordenação do Seminário foi do diretor administrativo da base, Coronel José Cordeiro Neto, responsável por tudo funcionar conforme o planejado.

Faraco fez palestra de encerramento   Foto: Divulgação / Avaí