Notícias

Comissões técnicas da base do Avaí participam de palestra sobre salvamento

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

Os profissionais das categorias de base do Avaí participaram na tarde desta quarta-feira (23/06), da primeira etapa de palestras sobre salvamento. O colaborador Gilberto Fernandes da Silva Júnior, – socorrista do Avaí desde março de 2014 -, é quem conduziu a palestra. No decorrer da próxima semana, novas etapas serão realizadas.

O objetivo da atividade é preparar todos os participantes para situações de emergências, agilizando assim o atendimento do “paciente” até a chegada do socorro. Participaram da atividade os membros das comissões técnicas das categorias de base.

“Muitas vezes, durante a formação dos atletas, nos deparamos com situações inesperadas, seja um trauma durante uma disputa de bola, ou mesmo um mal súbito dentro do campo de treinamento ou de jogo. Essa palestra que hoje ofertamos aos colaborados das categorias de base do Avaí é de suma importância. Não desejamos que aconteça, mas se acontecer, estaremos prontos e preparados para os primeiros socorros”, destacou Fabiano Pierri, coordenador Geram das categorias de base do Avaí.

Gilberto Fernandes fez simulações de fratura, utilizando voluntários para a imobilização e os demais procedimentos de atendimento. Após a apresentação inicial, foram criadas duplas que colocaram em prática os ensinamentos de estabilização de fraturas, controle de fraturas e hemorragias, além de técnicas de rolamento e de fixação em maca rígida.

“Foi muito produtivo este nosso encontro inicial. Tivemos a oportunidade de passar para eles alguns procedimentos e colocar em prática os protocolos utilizando talas, colete cervical e a maca rígida. Nas próximas etapas faremos novos simulados, desta vez com protocolos de PCR (Parada Cardíaca Respiratória)”, comentou Gilberto Fernandes.

CURRÍCULO DE GILBERTO FERNANDES
Técnico de enfermagem, socorrista e bombeiro civil há 25 anos. Trabalhou por 15 anos no SAMU e três na Auto Pista Litoral Sul.
Atualmente é socorrista do Avaí Futebol Clube, tendo ingressado no Clube em março de 2014. Cursos de bombeiro Civil. Curso de suporte básico de vida e Treinamento de suporte básico de vida. É instrutor de primeiros socorros. Em seu currículo, também presta treinamentos e cursos para CIPAS em empresas da Grande Florianópolis.

ACOMPANHE COBERTURA DA TV AVAÍ

 

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

FOTO: Alceu Atherino / Avaí F.C.

GALERIA DE FOTOS (Leandro Boeira / Avaí F.C.

Confira AQUI a galeria de fotos do treinamento.