Notícias

Homenagem a Corupá

O município de Corupá será homenageado pelo Avaí no retorno da Série B no jogo frente ao São Caetano neste sábado, dia 6 de julho. A cidade do Norte do Estado estará estampada na camisa dos goleiros avaianos. Corupá, que completa 116 anos no próximo dia 7, fica a 220 km de Florianópolis e tem 14.006 habitantes, segundo o IBGE.

A história de Corupá

O município foi fundado em 7 de julho de 1897 por Otto Hillbrecht e seu filho Otto Hillbrecht Filho, que compraram os lotes número 06 e 07 por 259$00 e 456$00 réis respectivamente. Foram os primeiros a deixarem registrado por escrito sua chegada a Hansa Humboldt.

O nome Hansa Humboldt foi dado em homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt e à Companhia Hanseática de Colonização, denominada Hansa Humboldt, dirigida por Karl Fabri e que tinha um contrato com o governo de Santa Catarina, para colonizar o Estado.

Corupá foi colonizada por imigrantes italianos, austríacos, suíços e, principalmente, por alemães. Em 1908 Hansa Humboldt foi elevado à categoria de distrito de Joinville, sendo o senhor Ernesto Rucker, o primeiro intendente.

A 1 de janeiro de 1944 o nome de Hansa Humboldt foi mudado para Corupá, devido à Segunda Guerra Mundial, passando os imigrantes e descendentes alemães a serem perseguidos dentro do Brasil. Não se podia mais falar a língua alemã. Assim, os habitantes de Hansa, amedrontados, nunca se perguntaram o porquê da mudança, quem mudou e o que significava o nome. Corupá teve sua emancipação política no dia 25 de julho de 1958. O primeiro prefeito eleito foi Willy Germano Gessner.

Corupá é um nome de origem indígena e significa paradeiro de seixos (lugar de muitas pedras). Limita-se ao norte com São Bento do Sul, ao sul com Rio dos Cedros, a oeste com Rio Negrinho e a leste com Jaraguá do Sul.

Bananalama agita a cidade

Se você é trilheiro e gosta de aventura, o seu lugar é no Bananalama. Convide seus familiares e amigos e participe do evento que acontece de 4 a 7 de julho.

O Clube de Trilheiros Bananalama realizou a primeira edição do evento em 2004, um ano após a sua fundação. Desde o início, o objetivo foi reunir os amantes da modalidade numa grande festa, proporcionando aos participantes momentos únicos de descontração em meio a natureza.

Sua estreia foi modesta, com 319 inscritos, mas o encontro cresceu rapidamente. Em sua última edição, 2.456 motociclistas encararam o desafio. O número acabou entrando para o Guinness World Records, oficializando o evento como o maior encontro de trilheiros do mundo. Em nove anos, o Bananalama registrou 14.702 participantes, número maior que a população de Corupá, que é de 14.006.

O evento reúne pessoas do país inteiro e envolve a todos através de uma programação intensa. Além da tradicional trilha, shows com bandas nacionais e atrações radicais são responsáveis por levar ainda mais emoção ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, local onde é feita a concentração do Bananalama.

A festa tem uma importante responsabilidade na fomentação do turismo, impactando fortemente a movimentação do comércio local e regional, seja através de hotéis, lojas de peças e acessórios para motos, postos de gasolina, lojas de souvenirs, entre outras. Toda a região se organiza para receber os visitantes com muita hospitalidade.

Programação

Quinta-feira (04/07) – Entrada franca

18h – Abertura dos portões
19h – Abertura Oficial
20h – Pro Tork Road show
21h – Pro Tork Freestyle Show
22h – Show Musical – Nicolas & Matheus

Sexta-feira (05/07) – R$ 15 – 1° lote

18h – Abertura dos portões
19h – Pro Tork Freestyle Show
20h – Pro Tork Arte e Domínio
21h – Pro Tork Cachorrão Moto Show
22h – Pro Tork Alto Giro Show
23h – Pro Tork Phyra Show
24h – Show Musical – Garotos de Ouro e Eric & Matheus

Sábado (06/07) – R$ 20 – 1° lote

13h – Abertura dos portões
19h – Pro Tork Cachorrão Moto Show
20h – Pro Tork Arte e Domínio
21h – Pro Tork Alto Giro Show
22h – Pro Tork Phyra Show
23h – Equipe Ipiranga FMX
24h – Show musical RPM e Leo Lima

Domingo (07/07) – Entrada franca

6h – Abertura dos portões
6h – Abertura das inscrições
9h – Largada dos quadriciclos
9h30 – Largada das motos
10h30h – Pro Tork Road Show
13h30 – Chegada do encontro
14h – Pro Tork Road Show
15h30 – Equipe Ipiranga FMX
17h – Sorteio das motos
18h – Show Musical Fritz 4
20h – Encerramento