Notícias

Homenagem a São Lourenço do Oeste

Nesta terça-feira (23), – durante a partida entre Sampaio Correa-MA x Avaí, no estádio Castelão, em São Luiz-MA, o Clube dará continuidade na ação em homenagens aos municípios Catarinenses. O goleiro do Avaí estará vestido com uma camisa alusiva ao município homenageado.

No confronto diante do Sampaio Correa-MA o Leão da Ilha homenageia a cidade de São Lourenço do Oeste, que foi fundado em 21 de junho de 1958. Em 2016, São Lourenço do Oeste completou 58 anos. O município está localizado na região Oeste de Santa Catarina, ficando cerca de 662 km da capital do Estado, Florianópolis. Tem uma área total de 356,316 m² e está a 895 metros acima do nível do mar. Sua população é de aproximadamente 23.325 habitantes.

Os municípios limítrofes são: Irati, Formosa do Sul, Jupiá, Novo Horizonte, Campo Erê, São Bernardino e Saltinho.  Os primeiros habitantes de São Lourenço do Oeste chegaram por volta de 1948. A maioria de origem italiana e alemã, oriundos dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná.

A colonização propriamente dita ocorreu na década de 1950, efetuada pela Empresa Colonizadora Saudades Ltda, com sede em Chapecó, tendo instalado na terra que mais tarde viria a ser São Lourenço do Oeste a primeira indústria da região, uma serraria.

Em 1951, a localidade passou à categoria de distrito e recebeu o nome de São Lourenço. O município foi criado em 21 de junho de 1958, através da Lei Estadual n° 348, desmembrando-se do município de Chapecó. A emancipação do município ocorreu no dia 26 de julho de 1958 (data comemorativa do aniversário do município). Em 02 de fevereiro de 1961 foi instalada a Comarca criada pela Lei N° 2.436 de 27 de outubro de 1960.

O primeiro nome dado a São Lourenço do Oeste foi “Catanduva”, por existir na localidade um tipo de vegetação com este nome. Depois passou a chamar-se “Bracatinga”, a origem deste nome deve-se ao barracão da empresa Colonizadora Saudades, construído com madeira desta espécie, árvore semelhante à acácia, abundante no lugar.

Por fim, o nome de “São Lourenço do Oeste” surgiu com a fundação da paróquia de São Lourenço, prevalecendo a partir daí o nome do Santo.

OBSERVAÇÃO: Esta homenagem aconteceria no dia da partida Brasil de Pelotas x Avaí (02/08), porém por questões de logística não foi realizada.

ENCOMENDE A SUA CAMISA
Para comprar a sua camisa personalizada em homenagem aos municípios Catarinenses, basta acessar o site da Loja Virtual AVAÍ Store. Clique AQUI

Camisas São Lourenço do Oeste