Notícias

Jogo festivo na Base Aérea

O Avaí estará presente nas festividades dos 90 anos da Base Aérea de Florianópolis que serão completados na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. Antes, no dia 8, acontece um jogo festivo entre uma equipe mista do Leão da Ilha e o time da corporação. A partida será no campo da Base Aérea a partir das 15h. O time avaiano contará com a presença dos atletas profissionais Danilo, Marrone, Alex Lima e Anderson que se juntarão aos juniores.

A história da Base Aérea de Florianópolis

Como parte de um plano de reestruturação do sistema de defesa do litoral brasileiro, a Marinha do Brasil decidiu, em 1922, criar em Santa Catarina uma base de aviação naval. Assim, em 10 de maio de 1923, nasceu o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina, sediado em Florianópolis, Capital do Estado. Para receber a nova base aérea foi escolhida uma grande área plana ao Sul da Ilha, conhecida como Ressacada.

Na década de 20, o Centro de Aviação Naval, como era chamada a Base Aérea, foi indicado como lugar ideal para campo de aviação para os pilotos franceses Hermoz, Saint-Exupery e Guillamet que passavam por Florianópolis implantando, com seus voos transatlânticos, o “Correio do Sul”.

A base permaneceu como Centro da Aviação Naval até 1941, quando passou para a subordinação da recém criada Força Aérea Brasileira, recebendo a denominação de Base Aérea de Florianópolis – BAFL . Para assumir a base foi criado, em novembro de 1942, o 14º Corpo de Base Aérea.

Durante a II Guerra Mundial, foram alocados na BAFL dois bombardeiros Focke-Wulf Fw 58 Weihe, dois Grumman J4F-2 Duck e um Consolidated PBY-5A Catalina, com a missão de efetuar operações de patrulha anti-submarino na costa sul do Brasil. Em 1944, com o fim da guerra na Europa, a BAFL foi transformada em Base Aérea de 2ª Classe.

Foto: Divulgação