Notícias

No 8º dia da pré-temporada, Preparador Físico do Leão faz avaliação da preparação

Jaelson Ortiz diz que equipe está demonstrando boa evolução física. | Foto: Leandro Boeira/Avaí F. C.

Esta quinta-feira (13) marcou o 8º dia da pré-temporada do Leão da Ilha. A equipe está na reta final do período de preparação. A concentração dos atletas encerra dia 15. Jaelson Ortiz, preparador físico do clube se disse satisfeito com a apresentação e evolução dos atletas nestas semanas de preparação.

Com pouco tempo de preparação até o início da temporada o segredo do Avaí passou pela otimização de tempo nos treinos do Leão. A estratégia adotada pela comissão técnica do Avaí foi de aliar os trabalhos físicos com os trabalhos técnicos, fazendo as atividades com bola serem em uma intensidade mais alta e focando no aprimoramento de algumas variáveis físicas.

Preparador Físico do clube, Jaelson Ortiz comentou sobre estes períodos de treinamentos: “O andamento da preparação está realmente de acordo com o que a gente esperava de calendário previsto para este ano. Um calendário bastante curto de duas semanas após um mês de férias. Procuramos adotar uma estratégia para englobar todos os aspectos relacionados a performance física, técnica e tática dos atletas. Procurando integrar o máximo de trabalhos que contemplem todos os trabalhos físicos e respeitando o modelo de jogo do professor Claudinei Oliveira”, comentou.

Para Ortiz, alguns atletas do elenco também já se encontram perto do ideal para os compromissos da temporada que iniciam na próxima semana: “Alguns atletas já estão aptos para jogar caso tivesse uma partida agora. Com certeza estariam na sua plena condição, pois além de ter um perfil físico excelente são atletas que procuraram se cuidar bastante no período de férias”, afirmou o preparador físico do clube.

O preparador ainda explicou que não é somente na pré-temporada que se trabalha fisicamente: “Este primeiro momento de pré-temporada é um pontapé inicial para o desenvolvimento da performance física dos atletas e que durante as competições nós podemos aperfeiçoar e evoluir os atletas da melhor maneira possível”, disse, Ortiz.

Ortiz também comentou sobre a estratégia a ser utilizada no calendário apertado e com pouco tempo de descanso que se mostra nesse início de temporada: “Um ponto fundamental é que iremos enfrentar uma maratona de jogos, onde 30 dias vamos jogar um jogo a cada 3 dias. Este é um aspecto muito importante. Dentro deste cenário o que vamos acabar adotando? Nem todos os atletas tem condições de jogar 10 jogos em 30 dias, é um grande número de jogos com poucos dias de recuperação. Então com um elenco bastante interessante que temos, vamos poder rodar o plantel e dando minutos de jogos para todos”, explicou.

O Leão da Ilha segue em regime de concentração da pré-temporada até o dia 15 de janeiro (sábado). Após o término a equipe segue com a preparação, mas sem a parte de se concentrar no hotel. O primeiro compromisso oficial do Avaí nesta temporada 2022, é no dia 20 de janeiro, às 20h30, no estádio da Ressacada, contra o Figueirense, pela Recopa Catarinense.

Índice físico dos atletas desde apresentação foi o melhor dos últimos anos. | Foto: Leandro Boeira/Avaí F. C.