Noite de homenagens na Sessão Solene de aniversário de 98 anos do Avaí

Postado por: André Palma Ribeiro

Spyros, Geraldo Kindermann e Rafael Sardá na homenagem a Salézio                Fotos: Divulgação / Avaí FC     

Em noite de emoção na Sessão Solene do Conselho Deliberativo, em comemoração ao 98º aniversário de fundação do Avaí Futebol Clube, nesta quarta-feira (1), no Estádio da Ressacada, sala de eventos do Setor D, o clube promoveu homenagens a quem fez muito pelo Leão da Ilha ao longo da história. A solenidade reuniu conselheiros, colaboradores e convidados para as homenagens com a medalha de Honra ao Mérito Saul Oliveira, a maior honraria do clube. Evento realizado dentro do protocolo sanitário das autoridades de saúde.

Foram homenageados o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, cargo que ocupou por quase 20 anos, José Matusalém de Carvalho Comelli e o dirigente Salézio Kindermann (in memorian), presidente eterno da Associação Kindermann e do Avaí/Kindermann, na parceria com o Avaí, representado pelo irmão Geraldo Kindermann.

José Matusalém de Carvalho Comelli, 83 anos, chegou ao Avaí em 1968 e ficou no clube por mais de 30 anos, quase uma vida inteira dedicada ao clube. Atuou de forma decisiva na troca do Estádio Adolfo Konder para o Estádio da Ressacada.

Comelli, que estava acompanhado do filho Fábio Comelli e dos netos, não escondeu a emoção ao receber a medalha de honra ao mérito Saul Oliveira, a maior comenda do clube e a outorga das mãos do presidente Francisco José Battistotti e do vice-presidente Amaro Lúcio da Silva. Battistotti convidou o ex-presidente Lourival Amorim para participar da entrega da honraria.

José Matusalém de Carvalho Comelli fez um discurso emocionado de agradecimento, lembrou algumas passagens e disse de sua alegria com a lembrança. Nem imaginava que fosse recebê-la. Falou sobre o Avaí, sobre seus momentos e agradeceu demais. Já o presidente Battistotti, que entregou também ao homenageado uma camisa oficial, disse que esta homenagem ainda é muito pouco pelo que Comelli fez pelo clube em sua longa passagem.

Outro momento carregado de emoção foi com Geraldo Kindermann, irmão do Salézio Kindermann, agraciado com a medalha de honra ao mérito Saul Oliveira. Ele tirou a medalha do pescoço, apontou para o céu e disse: “Esta medalha é para você, Salézio”. A honraria foi entregue pelo presidente da Sessão Solene e do Conselho Deliberativo, Spyros Apóstolo Diamantaras.

O presidente da Sessão Solene, Spyros Apóstolo Diamantaras, falou sobre a honraria e sobre o homenageado com a medalha, sobre quem foi Saul Oliveira. No evento estava presente o filho Saulzinho e seus familiares. Em seguida discorreu sobre a história de  98 anos do clube, a dois do Centenário.

No evento de homenagens, um momento chamou a atenção, quando o presidente da executiva do clube, Francisco José Battistotti recebeu de surpresa a medalha de honra ao mérito Ivan Vilain, histórico remador e dirigente do Clube Náutico Riachuelo, clube parceiro do Avaí e que inspirou as cores azul e branco do Leão da Ilha. A honraria foi entregue pelo ex-presidente Antônio Farias e pelo dirigente Valter Lehmkuhl.

Outro momento importante da Sessão Solene foi a entrega ao Avaí da maquete da casa de Amadeu Horn, local em que o Avaí foi fundado no dia 1º de setembro de 1923. A maquete foi construída pelo avaiano Oraldo Ventura, que fez de entregar ao clube, recebida pelo presidente Battistotti e o vice Amaro Lúcio. A casa, um dos símbolos azurras, fará parte do acervo do clube, segundo informou Spyros Apósto Diamantaras, que é presidente também da comissão do memorial.

As manifestações se sucederam em destaques para o aniversário de 98 anos do clube. Falou o presidente Rubens Renato Angelotti, da Federação Catarinense de Futebol, que estava acompanhado do diretor jurídico Rodrigo Capella. Depois também falou o jornalista Roberto Alves, ex-atleta juvenil do clube, como relatou, aos 15 anos e acompanhou a história do Avaí desde o antigo Adolfo Konder até a Ressacada. Sempre com sua memória privilegiada, com boas histórias e com relatos das equipes que viu jogar nos dois palcos.

Antes do desfile da nova camisa número três do Leão da Ilha, muito elogiada pelos presentes, apresentada por dois atletas da categoria Sub-20, o maior ídolo do clube, Marquinhos Santos discursou. De forma muito emocionada, falou de sua caminhada como atleta, como chegou ao topo no clube, como sua família ajudou, lembrou do pai, seu Luiz, e conclamou os os avaianos para se unirem neste momento especial do clube, para superação das dificuldades.

O clube reuniu neste evento os avaianos e convidados dentro do protocolo preconizado pelas autoridades sanitárias, com segurança para todos diante da Pandemia da Covid-19. Muitos abnegados, conselheiros, dirigentes, integrantes da mesa do conselho, diretoria executiva, colaboradores do clube participaram do evento.

Uma noite de gala para ficar marcada na história do Avaí Futebol Clube, 98 anos de glorias e conquistas. O Avaí FC tem um passado que não dá para esquecer. E como dizia o saudoso ex-presidente Fernando Bastos, ausência sentida no encontro, “o Avaí tem um encontro marcado com os seus dias de glória, mas a hora é presente e a ordem é vencer, vencer”.

Galeria de fotos da Sessão Solene

Comelli discursa após homenagem ao lado de Battistotti                                      Fotos: Divulgação / Avaí FC
Spyros entrega medalha para Geraldo, irmão do homenageado Salézio Kindermann
Battistotti entrega camisa a Oraldo Ventura, que fez a maquete da casa de Amadeu Horn
Momento da entrega da maquete que ficará no acervo do clube
Battistotti recebe a medalha de honra ao mérito do Clube Náutico Riachuelo. Valter e Toninho fizeram a entrega
Marquinhos Santos discursa e pede a união de todos em prol do Avaí
Battistotti fala sobre os 98 anos do clube e as homenagens e lembranças que o tempo não apaga
Roberto Alves emociona ao lembrar do tempo de juvenil no clube e dos grandes momentos na história
Presidente da FCF, Rubinho Angelotti, cumprimenta o Avaí pelo aniversário
Atletas da base apresentaram o novo manto sagrado do Leão da Ilha
Momento ímpar quando Comelli é homenageado por Battistotti, Lourival Amorim e Amaro Lúcio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

MAIS NOTÍCIAS

Avaí/Kindermann empata em casa com o Cruzeiro no Brasileirão

Em uma partida com muito futebol e com emoções a flor da pele, as Leoas empataram com o Cruzeiro no

01/05/2024

Conselho Deliberativo aprova, com ressalvas, as contas de 2023

Nesta terça-feira (30) o Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube esteve em Reunião Ordinária na Ressacada. Em pauta, a leitura