Notícias

Parabéns Irani-SC e Jaborá-SC por seus 57 anos

O Avaí Futebol Clube parabeniza os municípios de Irani-SC e Jaborá-SC, que estão completando neste dia 11 de setembro 57 anos de existência. Esta homenagem faz parte de um novo ciclo de homenagens do Avaí aos municípios Catarinenses, que teve início no dia 2 de setembro, com homenagem ao município de Blumenau. A partir deste mês de setembro, quando o Avaí completou 97 anos no dia 1º, o Clube parabenizará todos os municípios Catarinenses pela passagem da data dos seus aniversários.

IRANI-SC

Foi fundado em 11 de setembro de 1963. Está localizado na região meio oeste de Santa Catarina, a uma distância aproximada de 450 Km da Capital de Santa Catarina, tendo como municípios limítrofes Concórdia, Ponte Serrada, Jaborá, Vargem Bonita e Lindóia do Sul. Possui uma área de 321,559 km². Seu clima é temperado, com temperatura média de 17ºC. A população estimada pelo IBGE é de 10.498 habitantes.

O território de Irani começou a ser desbravado e ocupado em meados do século XIX por fazendeiros oriundos do Rio Grande do Sul. Era uma extensa área à margem do Rio do Peixe, disputada pelos estados de Santa Catarina e do Paraná e pela Argentina.

Por causa desses e de outros fatores históricos, estourou em 1912 a Guerra do Contestado, iniciada com a chamada Batalha do Irani, que custou a vida de milhares de pessoas, entre sertanejos e militares, espalhando o pânico em grande parte da região.

O município de Irani tem um monumento em forma de cruz erguido no centro da cidade e outro próximo ao cemitério onde estaria os restos mortais dos combatentes da primeira batalha em lembrança às milhares de vítimas da Guerra do Contestado.

JABORÁ-SC

Foi fundado em 11 de setembro de 1963. Está localizado na região meio oeste de Santa Catarina, a uma distância aproximada de 460 Km da Capital de Santa Catarina, tendo como municípios limítrofes Concórdia, Irani, Catanduvas, Joaçaba, Ouro, Presidente Castello Branco. Possui uma área de 191.117 km². Seu clima é Mesotérmico úmido. A população estimada pelo IBGE é de 3.910 habitantes.

Jaborá, que em Tupi-Guarani significa “aquele que faz”, recebeu o status de distrito em 1943 e de município em 1963. Sua origem remonta ao ano de 1919 quando chegaram os primeiros colonizadores, famílias de origem italiana que emigraram do Rio Grande do Sul e que encontraram ali uma região de terras férteis e com abundante vegetação de araucárias.
A primeira vila fundada pelos imigrantes foi chamada de “Romere”. Com o passar dos anos a vila cresceu e tornou-se um povoado, o qual foi denominado “São Roque”.

Em 1925 iniciou-se a construção da Igreja Matriz São Roque, realizada artesanalmente pelos próprios membros da paróquia sob orientação dos padres franciscanos. Entretanto, uma das duas torres da igreja permaneceu inacabada até meados de 1980. Somente no final da década de 80 foi que, com o esforço da comunidade, a segunda torre foi concluída.


FONTE:

www.ibge.gov.br/
www.wikipedia.org