Notícias

Promessa da base avaiana: Arthur Chamonge assina primeiro contrato profissional

Empresário do Arthur, Fabiano Pierri (Coordenador da base) e o pai do atleta. Foto: Divulgação/Avaí F.C.

O atleta do Sub-20 do Leão, Arthur Chamonge, assinou seu primeiro contrato profissional nesta terça-feira (03/05), no auditório da Ressacada. Natural de Ipatinga-MG, o atacante de 19 anos está no Avaí desde 2019 e fechou com a profissionalização no clube até o dia 04 de abril de 2024. 

Com a realização de um sonho, Arthur conta que está dando um passo importante em sua trajetória no futebol. “Isso mostra que o Avaí está apostando em mim. Sei que agora terei ainda mais responsabilidade e estou preparado para dar seguimento na minha carreira”.

Arthur Chamonge tem contrato profissional com o Avaí até 04/04/2024. Foto: Divulgação/Avaí F.C.

História de superação
A sua história no Leão da Ilha teve início em 2019. Antes disso, Arthur teve passagem pela base do Santos e pouco tempo pelo Taubaté. Em 2018, passou por uma mudança difícil de volta à sua terra natal, por motivos de trabalho dos seus pais. Sem clube para atuar aos seus 15 anos de idade, o atacante recebeu o apoio do avô para construir seu próprio CT no sítio e seguir com os treinos.

Segundo o atleta, o avô sempre foi seu incentivo diário e mais uma vez não deixou que o sonho de Arthur fosse deixado de lado. “Ele é meu ídolo, nunca vou esquecer de seus gestos e serei eternamente grato. Quando soube que íamos voltar para Minas, ele logo começou a construir um campinho de futebol no seu sítio com as próprias mãos. Ele carregou, cravou no chão as traves de madeira e empurrou mais de mil vezes um carrinho cheio de terra até aplanar todo o terreno. Tudo isso para eu continuar treinando”.

Passado esse período de superação, Arthur teve oportunidade de realizar um teste para fazer parte do elenco do Avaí e conseguiu a aprovação. Como a maioria dos jovens que sonham em ser jogador de futebol e moram longe, o atacante foi morar sozinho em Florianópolis para conseguir jogar na base avaiana.

Não demorou para que o atleta se destacasse no time. No início de 2020, antes da pandemia da Covid-19, o clube disputou um torneio quadrangular de pré-temporada e Arthur, pelo Sub-17, marcou dois gols e três assistências em apenas cinco jogos. Em 2021, chegou a participar dos treinos com os profissionais e fez parte da campanha do título Catarinense Sub-20. Também foi destaque na campanha da Copa do Brasil, onde o Leão chegou até as semifinais.

Temporada atual
Agora, em 2022, 100% recuperado de uma lesão na coxa sofrida no ano anterior, o atleta está totalmente focado nos estaduais e na Copa do Brasil Sub-20. A categoria está disputando a Copa Santa Catarina, que começou no dia 29 de abril. Segundo a CBF, o Catarinense tem início entre agosto e novembro, e a Copa do Brasil no dia 17 de agosto.