Notícias

Ressacada completa 38 anos nesta segunda, 15 de novembro

Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, completa 37 anos             Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

O Estádio da Ressacada completa 38 anos de sua inauguração nesta segunda (15), o grande palco de conquistas memoráveis do Avaí, a casa do Leão da Ilha. Inaugurado em 1983, em jogo festivo contra o Vasco da Gama-RJ, este gigante de concreto do Sul da Ilha, localizado próximo ao aeroporto internacional Hercílio Luz, completa mais um ano de vida.

A Ressacada completa 40 anos de existência no Centenário do Avaí em 2023. Uma data bastante expressiva para o Avaí, que hoje é um clube reconhecido em todo o país. A equipe disputa a Série B com o objetivo de retornar à Série A.

Desde sua inauguração, este gigante de concreto já passou por muitas evoluções e hoje é reconhecido por todos como um estádio bonito e confortável. Moderno em suas linhas e recuperado em toda a sua estrutura ao longo dos anos.

O estádio denominado de Dr. Aderbal Ramos da Silva, recebeu recentemente uma série de melhorias, em especial nas coberturas dos Setores “A”, “C”, “D” e “E”, além da instalação do sistema de iluminação em LED, uma estrutura modernizada, com investimento para torná-lo adequado ao caderno de encargo das grandes competições da CBF. A bela Ressacada também recebeu em 2021 dois projetos ecossustentavel. O primeiro é a captação de energia solar e o segundo a economia de água.

O recorde de público do estádio foi 32.226 (25.735 pagantes) na final do Estadual de 1988, quando o Avaí sagrou-se campeão estadual. Este foi o primeiro título do Avaí em sua nova casa, a Ressacada. O maior ídolo da Ressacada é o capitão Marquinhos, também recordista de gols do estádio.

Ao longo dos 38 anos de história, o Estádio da Ressacada, projetado pelo arquiteto Davi Ferreira Lima, já viveu muitas histórias, quatro decisões de título, três jogos da Seleção Brasileira e outros tantos jogos internacionais.

E mais, o dia 25 de abril de 2012, tornou-se uma data histórica para a Ressacada, e não foi com bola rolando. O show do britânico Paul McCartney, que transformou numa onda o embalo de cerca de 30 mil fãs. Os primeiros acordes de Magical Mystery Tour quase não podiam ser ouvidos, tamanha a vibração. Um Beatle na Ilha da Magia e na Ressacada.

O Estádio da Ressacada foi erguido em uma grande área no Sul da Ilha, no bairro Carianos. Um esqueleto de concreto que foi ganhando contornos modernos a partir da evolução patrimonial do clube. E evoluiu tanto que a partir de 2008 ganhou uma nova área coberta, com camarotes e áreas VIPs. O estádio da Ressacada é um dos mais modernos e bonitos de Santa Catarina. Um orgulho para o torcedor Azurra.

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Mas é conhecido como Ressacada, já que está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Cabe destacar ainda que a primeira iluminação da Ressacada foi inaugurada em 31 de maio de 1986, no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense, que terminou em 0 a 0. O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009, num clássico entre Avaí x Figueirense, pelo Estadual, com empate em um gol.

Na atual gestão do presidente Francisco José Battistotti, o patrimônio foi valorizado com a reforma geral em toda a cobertura do setor A, criação do espaço Vip E CÔZA MÁSH QUIRIDA, troca completa do sistema de iluminação, – que agora é com sistema LED -, e a construção da nova academia de musculação, considerado entre as melhores do Brasil.

Também foi reformado o gramado principal, que é hoje um dos mais elogiados do Brasil. No CFA, – Centro de Formação de Atletas João Nilson Zunino -, o gramado do Campo Um foi reformado, ficando nas mesmas condições do gramado do estádio. Também no CFA, foram instalados vestiários e uma sala de imprensa. O espaço é denominado Maria de Lourdes da Silva, em homenagem à diretora falecida recentemente. O último grande investimento realizado no CFA foi o fechamento total dos campos de treinamento e a urbanização do entorno, com drenagem, calçadas e arborização. Investimento 100% do Clube, sem verba pública.

Estádio da Ressacada foi modernizado ao longo dos anos                            Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

Cobertura dos setores CDE está em recuperação pela atual gestão                   Foto: Divulgação / Avaí FC

Cobertura e cadeiras do Setor A recuperadas na Gestão Battistotti                          Foto: Divulgação / Avaí FC

A linda Ressacada foi palco de grandes conquistas azurras                            Foto: Leandro Boeira / Avaí FC

 

Solenidade de inauguração em 15 de novembro de 1983                                     Foto: Reprodução / O Estado

Jogo de inauguração foi contra o Vasco da Gama