Notícias

Retrospectiva 2021: O ano de ouro do Leão da Ilha

Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

O ano de 2021 do Avaí Futebol Clube pode ser considerado um “ano de ouro” para o clube, não apenas para as equipes profissionais, mas também para a base avaiana. Entre as conquistas estão: Campeonato Catarinense nas categorias do masculino, feminino e Sub-20; o vice-campeonato na categoria Sub-17; e a campanha histórica do Avaí/Kindermann na Libertadores Feminina. Além do principal objetivo da instituição, o acesso à elite do futebol brasileiro.

Catarinense Masculino
O ano avaiano começou com a conquista do 18° título Catarinense de sua história. Para chegar até a final diante da Chapecoense, o Avaí se classificou na terceira colocação na primeira fase da competição. Nas quartas de final passou pelo Próspera, e pelo Brusque na semifinal. A final foi disputada no sistema ida e volta, na primeira partida, uma vitória de 2 a 1 no Estádio da Ressacada. Já na partida de volta, o Leão conquistou um empate em 1 a 1, que sagrou a equipe como campeã da competição. O título de 2021 foi o primeiro campeonato estadual do Avaí conquistado fora de Florianópolis. Nas outras 17 vezes, o Leão da Ilha levantou o troféu na capital.

No decorrer da competição, o Avaí chegou até a final com uma invencibilidade de 11 partidas, com a vitória no jogo de ida da final, e o empate no jogo de volta, o Leão terminou com uma sequência de 13 partidas sem derrotas.

Foto: André Palma Ribeiro / Avaí F.C.

Catarinense Feminino / Libertadores Feminina
No ano de 2021, o Avaí Kindermann manteve a hegemonia avaiana no Campeonato Catarinense Feminino 2021. O 12º título seguido na competição veio após uma vitória de 4 a 0 sobre o Criciúma. Camila, Lelê, Carla e Stephanie, destaques em toda a competição, marcaram os gols das Leoas. O Avaí/Kindermann encerrou o Campeonato Catarinense Feminino de forma invicta. Em três partidas foram três vitórias. A equipe marcou 17 gols e não sofreu nenhum. A competição serviu como preparação para a Libertadores Feminina de 2021.

Foto: Andrielli Zambonin / Avaí Kindermann

Na maior competição de clubes da América Latina, o Avaí/Kindermann fez sua melhor campanha no torneio internacional, chegando até às quartas de final. A equipe foi eliminada nas penalidades, após um empate em 2 a 2 com o Santa Fé no tempo normal. No decorrer da fase de grupos, as Avaianas Caçadoras conquistaram duas vitórias e um empate, e ocuparam a primeira colocação do grupo B.

Foto: Staff Images Woman / Conmebol

Catarinense Sub-20
O troféu da competição mais importante do Estado de Santa Catarina também foi para o Leão na categoria Sub-20. O Avaí ficou com o título após vencer o Criciúma nas cobranças de pênalti, no Estádio Heriberto Hülse. No tempo normal, o Criciúma venceu por 1 a 0, o mesmo placar que o Avaí venceu na partida de ida no Estádio da Ressacada.

Durante a primeira fase da competição, o Avaí conquistou quatro vitórias, um empate e sofreu uma derrota. Para chegar até a final, o Leão eliminou o Joinville com duas vitórias.

Foto: Roberto Zacarias/Avaí F.C.

Catarinense Sub-17
A final do Catarinense Sub-17 também ocorreu entre Avaí e Criciúma. Ao final da competição a base avaiana ficou com o vice-campeonato da competição após uma derrota de 3 a 2 nos pênaltis. Mesmo com o resultado adverso, os garotos do Avaí Sub-17 estão de parabéns pela bela campanha realizada na temporada 2021. A partida contou com a transmissão da Rádio e TV Avaí, que produziu a cobertura com imagens exclusivas da partida.

Foto: Fabiano Rateke / Avaí F.C.

Campanha Série B
Na conquista do acesso de 2021, o Leão chegou ao objetivo final da temporada na última rodada da Série B. A classificação para a elite aconteceu após o Avaí virar contra o Sampaio Corrêa no Estádio da Ressacada. Até os 35 minutos da segunda etapa, a equipe estava com um resultado adverso de 1 a 0 no placar. A solução veio do banco de reservas, com as entradas de Valdivia e Renato, autores dos dois gols da virada do Leão. Ao final da partida, o Avaí terminou a competição na 4a posição, com 64 pontos, após 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas em 38 jogos.

Foto: Frederico Tadeu / Avaí F.C.

Retorno da torcida avaiana
554 dias depois, a torcida avaiana pôde retornar presencialmente aos setores da Ressacada, após a Secretaria de Estado da Saúde permitir que 30% da capacidade do estádio fossem ocupados. O retorno foi realizado em partida válida pela 25a rodada da Série e contou com a vitória do Leão por 1 a 0 no Estádio da Ressacada.

O retorno total ocorreu na última partida da Série B, diante do Sampaio Corrêa. A liberação aconteceu após o Avaí fazer um pedido ao Governo de Santa Catarina de 100% de público na Ressacada. Na partida do acesso, cerca de 15.588 estavam presentes, gerando 303.140,00 de renda.

Antes da bola rolar entre Avaí e Sampaio Corrêa, a Nação Avaiana deu um show de recepção na chegada dos atletas na Ressacada e apoio no último treino aberto da equipe.

Foto: Leandro Boeira / Avaí F.C.

Foto: Laysa Silva / Avaí F.C.

O recorde de transmissão da Rádio TV Avaí
Com o projeto “De Avaianos para avaianos” no ano de 2021, a TV e Rádio Avaí bateu recordes de visualizações e atingiu a marca de 23 mil inscritos. No jogo do acesso contra o Sampaio Corrêa, a transmissão teve o total de 33 mil visualizações e chegou a marca de 1.916 telespectadores simultaneamente.

Foto: Divulgação / TV Avaí

Destaques na temporada

Fotos: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Bruno Silva
Bruno Silva foi eleito pela torcida o craque avaiano no ano de 2021, por conta do seu grande desempenho e raça durante as partidas. O volante também foi o líder de desarmes da equipe, atuando em 29 partidas desta Série B. O atleta chegou a 76 desarmes, se tornando o terceiro jogador com maior número de desarmes na competição, com uma média de 89.41% de desarmes corretos.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Copete
Em 2021, a expressão que caiu na boca do torcedor do Leão foi “Estou Copetizado”. O atleta colombiano fez sua estreia na 7a rodada da Série e ajudou a conduzir o Avaí de volta à Série B. Copete marcou sete gols, e se tornou nesta temporada, o atleta estrangeiro com maior números de gols pelo Avaí. O atleta também foi o líder de assistências na equipe, com nove assistências no total.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

Getúlio
Outro destaque avaiano na temporada foi o artilheiro Getúlio, que marcou nove gols e se isolou como o goleador do Leão em 2021. O atacante também fez a função de “garçom”, servindo os companheiros com cinco assistências.

Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F.C.

Glédson
Na temporada de 2021, o goleiro Glédson fez defesas que valeram gols para o Avaí. De acordo com a FootStats, ao menos 20 defesas difíceis foram realizadas pelo paredão avaiano. O atleta também foi o que mais vezes atuou na Série B nesta temporada de 2021, marcando presença nas 38 partidas da Série B. Vale lembrar que no início da temporada, o atleta recebeu o prêmio de goleiro menos vazado do campeonato catarinense 2021, em 17 jogos, Glédson sofreu apenas oito gols.

Foto: Laysa Silva / Avaí F.C.

Renato
O atleta foi decisivo em 2021, marcando gols em partidas importantes e realizando assistências. Renato fez o gol do acesso na partida entre Avaí e Sampaio Corrêa, que terminou em 2 a 1 no Estádio da Ressacada.

Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

Pré-temporada 2022
O primeiro jogo do Avaí no próximo ano será o clássico na Recopa, confronto que coloca frente a frente o campeão do Campeonato Catarinense de 2021 e o campeão da Copa Santa Catarina 2021. A partida ocorre no dia 15 de janeiro, no Estádio da Ressacada.